Logo WhatsApp

BLOG

BLOG

Principais aplicações de inteligência artificial nos negócios

Em 16/03/2022

Atualmente, o uso da inteligência artificial (IA) está dando sinais de aceleração e aplicabilidade em diferentes segmentos do mercado. E seu uso em aplicativos e operações de negócios está se expandindo. 

 

Quase três quartos das empresas estão usando IA (31%) ou estão explorando seu uso IA (43%), de acordo com o "Índice Global de Adoção de IA de 2021", realizado pela Morning Consult.

 

Os profissionais de TI que responderam à pesquisa da Morning Consult citaram as mudanças nas necessidades de negócios após a pandemia como um fator determinante na adoção da tecnologia ??em suas empresas. De fato, 43% disseram que suas empresas aceleraram os lançamentos de IA como resultado da pandemia.

 

Além disso, os avanços nas ferramentas de IA tornaram a inteligência artificial mais acessível para as empresas, de acordo com os entrevistados. Eles listaram áreas como segurança de dados, automação de processos e atendimento ao cliente como as principais áreas em que suas empresas estavam aplicando a tecnologia de IA.

 

Para entendermos seu uso, separamos algumas das principais aplicações de inteligência artificial nos negócios e os benefícios que a IA traz. 

1.  Contratação e Recrutamento

Há muita concorrência por emprego e, todos os dias, centenas de candidatos estão se candidatando a uma única vaga em uma empresa. Como resultado, torna-se uma tarefa bastante tediosa para a equipe de Recursos Humanos da empresa revisar todos os currículos para selecionar o candidato perfeito.

 

Para facilitar as coisas, as empresas usam Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural (PNL), para filtrar os currículos e selecionar de perto os candidatos que atendem aos seus requisitos. 

 

Isso é feito analisando diferentes atributos como localização, habilidades, educação, etc. Também recomenda outros cargos para os candidatos, se forem elegíveis.

 

 Dessa forma, não só os candidatos são selecionados de forma prática e imparcial, como também economiza tempo e mão de obra da equipe de RH.

2.         Cibersegurança

A Internet tornou o armazenamento e o gerenciamento muito convenientes em qualquer negócio. Mas com ele vem o risco de violação e vazamento de dados. 

 

Toda empresa requer segurança online, pois todos os bancos de dados importantes de sua empresa, incluindo dados financeiros, estratégias, informações privadas são armazenados online. 

 

A cibersegurança é uma necessidade para todas as empresas e, portanto, é uma das aplicações mais importantes da IA.

 

Com a ajuda da Inteligência Artificial, os especialistas cibernéticos podem entender e remover ruídos ou dados indesejados que possam detectar. Isso os ajuda a estar ciente de quaisquer atividades anormais ou malware e estar preparado para qualquer ataque. Também analisa grandes quantidades de dados e desenvolve o sistema de acordo, a fim de reduzir as ameaças cibernéticas. 

3.         Análise do cliente

É extremamente importante que as empresas analisem sua base de clientes e criem estratégias para mais engajamento e melhoria em qualquer outro campo. 

 

Anteriormente, era muito difícil para as empresas obter insights de seu desempenho, pois a maioria das trocas ocorria pessoalmente e o feedback era previsto manualmente por meio de vendas ou aspectos emocionais.  

 

Hoje, a Inteligência Artificial permite que a empresa realize pesquisas que possam fornecer feedback dos clientes mais profundo do que apenas a análise de dados históricos. Ela fornece dados precisos e ajuda a realizar estratégias para um melhor engajamento e para facilitar as vendas, proporcionando uma melhor experiência ao cliente. 

 

Portanto, a IA ajuda a tornar o negócio mais centrado no cliente, beneficiando a empresa. 

4.         Marketing direcionado

Todas as empresas hoje em dia estão aproveitando a internet para ganhar cada vez mais popularidade. O marketing direcionado ou publicidade direcionada é um método de publicidade online feito com a ajuda da PNL e da IA ??que mostra anúncios apenas para públicos específicos.  

 

O público é determinado por suas atividades online e se eles pesquisaram recentemente algum produto/serviço similar online, eles começam a ver os anúncios. 

 

Esta é uma forma muito eficiente e benéfica de marketing, pois economiza muito dinheiro para o negócio. Isso é feito por meio da correspondência de palavras-chave.

5.         Assistentes virtuais e interfaces de conversação

 Cada empresa tem seu próprio conjunto de serviços que precisam ser explicados às massas para expandir sua base de clientes e facilitar suas vendas. Não é possível que os proprietários expliquem pessoalmente e tirem as dúvidas de cada indivíduo.

Com a ajuda da Inteligência Artificial, as empresas estão incluindo assistentes virtuais e chatbots em seus sites e aplicativos, que podem responder a qualquer dúvida que o usuário possa ter sobre a empresa e fornecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

 

Normalmente, os chatbots possuem sistemas de atendimento pré-programados e seguem padrões específicos ao responder perguntas. Estes estão avançando cada vez mais com o aprimoramento das redes neurais e aprendizado profundo (Deep Learning).

Muitas empresas emergentes estão vendo com a inteligência artificial rápido crescimento e sucesso com estratégias e planos adequados

A Inteligência Artificial, de fato, leva grande crédito por isso. Em comparação com os dias anteriores, as coisas se tornaram mais convenientes, pois temos máquinas fazendo a maior parte do nosso trabalho, usando IA. 

 

À medida que os cientistas pesquisam e aprendem, as áreas de Machine Learning, Deep Learning, Neural Networking, entre outras tecnologias, estão avançando em ritmo acelerado e muitos softwares estão sendo desenvolvidos que cuidam de todos os atributos de qualquer negócio. 

Sobre a RISC Technology

A RISC Technology atua desde 1999 com a visão de criar novas possibilidades de tecnologia que tragam impactos positivos às empresas.

 

Nossa equipe é composta por profissionais com o mais alto nível de conhecimento, experiência comprovada e competência para atender o mercado corporativo no desenvolvimento de projetos para solucionar quaisquer necessidades empresariais de tecnologia.

 

Pela excelência conquistada, a RISC Technology trabalha com as principais referências globais em tecnologia: NVIDIA, Mellanox, Hewlett Packard Enterprise, Veeam, Aruba, Red Hat, Microsoft e VMware.

 

Partimos da premissa de proteger e preservar os investimentos de nossos clientes, impulsionando o desempenho e alinhando os métodos de TI com a realidade de cada negócio.

 

Pelo atendimento modelo, transparência de relacionamento e elevada experiência técnica, a RISC Technology oferece soluções completas em infraestrutura com as práticas mais inovadoras do mercado.

 

A melhor experiência em tecnologia ao alcance da sua empresa!

CONTATO

Pin Map Avenida das Nações Unidas, n° 12.901 – 16° Andar – Conjunto 1.601 Sala 3 - Torre Oeste Brooklin Novo São Paulo – SP CEP: 04578-910
Logotipo Instagram Logotipo Linkedin