Logo WhatsApp

BLOG

BLOG

Supercomputador HPE Aitken ajuda NASA a se preparar para pouso na lua

Em 17/02/2021

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos usa a instalação de computação Aitken da HPE para realizar simulações complexas para a missão Artemis. Este supercomputador já produziu resultados importantes.

Lembre-se de que no projeto Artemis, a NASA planeja pousar dois astronautas na região do pólo sul da lua em 2024. O lançamento da espaçonave ocorrerá no Kennedy Space Center, na Flórida. Os pesquisadores da NASA precisam entender quais efeitos ocorrerão no lançamento, quais riscos podem estar associados à separação dos aceleradores do veículo de lançamento, etc. São essas tarefas que o sistema Aitken ajuda a resolver.

O supercomputador foi desenvolvido pela HPE em agosto de 2019. Ele está alojado no primeiro dos doze blocos de computador nas Instalações de Supercomputação Modular. Ao mesmo tempo, a NASA e a HPE estão trabalhando constantemente para melhorar a eficiência desse complexo.

«Em seu primeiro ano de operação, o supercomputador Aitken da NASA usou apenas 16% da energia necessária para o resfriamento, economizando mais de $ 100.000 e 1,4 milhões de quilowatts-hora. O consumo de água para resfriamento do supercomputador também diminuiu 91%, o que nos permitiu economizar cerca de 3,8 mil metros cúbicos de água por dia ”, observa HPE.


Fonte: https://avalanchenoticias.com.br/mercado-de-tecnologia-e-ti-noticia/supercomputador-hpe-aitken-ajuda-nasa-a-se-preparar-para-pouso-na-lua/

CONTATO

Pin Map Avenida das Nações Unidas, n° 12.901 – 16° Andar – Conjunto 1.601 Sala 3 - Torre Oeste Brooklin Novo São Paulo – SP CEP: 04578-910
Logotipo Instagram Logotipo Linkedin